Passagens Aereas

pdf imprimir enviar e-mail

Danos, extravio e perda de bagagem

http://www.edestinos.com.br/dicas-de-viagem/Voos/Bagagem/Danos-extravio-perda-de-bagagem

Última atualização: 2014-10-16

Danos, extravio e perda de bagagem

Não se desepere em caso de perda ou extravio de sua bagagem. Saiba como proceder.

Perda de bagagem

- em casos de esquecimento de bagagem na cabine do avião, perda de objetos ou perda de bagagem no aeroporto, entre em contato imediato com a companhia aérea responsável pelo voo, antes mesmo de sair da sala de desembarque.

- os balcões das empresas aéreas normalmente estão localizados nos aeroportos. As linhas aéreas também podem ser contatadas via telefone para comunicar a perda.

- caso já tenha passado algum tempo após a perda, entre em contato diretamente com o serviço de achados e perdidos do aeroporto de destino, para informar a perda.

- os números de telefone dos aeroportos podem ser encontrados neste link.

 

Ao comunicar a companhia aérea sobre a perda da sua bagagem deixada no avião ou no aeroporto, podem ser selecionadas as seguintes informações:

- Nome

- Endereço permanente

- Número de telefone, e-mail

- Data e local da perda dos objetos, número do voo, aeroporto

- Descrição precisa do item perdido

 

Dano ou extravio de bagagem

- Durante o transporte, a bagagem se encontra sob os cuidados da companhia aérea. A responsabilidade pelos danos de bagagem é regida pelas disposições da Convenção de Montreal.

- caso note o dano ou o extravio de bagagem, informe o extravio imediatamente após a chegada ao aeroporto de destino no balcão da companhia aérea ou ao agente representante da companhia aérea.

- os prazos de notificação de perda parcial, extravio parcial ou dano são de, no máximo sete dias. Em caso de perda ou extravio total, até de dois anos. O carimbo com a data de recepção dos correios é determinante para se considerar a observância do prazo do extravio.

- o reembolso das despesas pagas pela aquisição de itens de substituição por conta do atraso de entrega ou extravio de bagagem pode ser solicitado até 21 dias após recebimento da bagagem.

- o valor máximo de indenização por extravio ou dano de bagagem varia entre U$ 20 por kg de bagagem ou 150 OTN (Obrigações do Tesouro Nacional).

- as companhias aéreas geralmente estipulam que o valor da indenização por extravio pode ser inferior à referida acima caso a bagagem tenha sido mal acondicionada ou tenha contido itens não permitidos.

- as companhias aéreas geralmente não se responsabilizam por danos ou perdas de artigos valiosos, se os itens não tiverem sido notificados com antecedência.

- a melhor maneira de se prevenir contra prejuízos resultantes de danos ou extravio de bagagem por parte das linhas aéreas é a compra de um Seguro Viagem.

O artigo continha informações úteis?

Sim Não
* - campos obligatórios

Partilhe este artigo por e-mail

Danos, extravio e perda de bagagem

Link: http://www.edestinos.com.br/dicas-de-viagem/Voos/Bagagem/Danos-extravio-perda-de-bagagem