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Check-in online

Check-in online

O check-in online é o check-in realizado pela internet. A outra opção é realizar o check-in no aeroporto.

Atenção! No caso de passagens aéreas de companhias aéreas como a Ryanair, Wizz Air ou easyJet, a melhor opção é fazer o check-in online, pois fazê-lo no aeroporto implicará em taxas adicionais.

O que é check-in e por que ele deve ser feito?

Cada passageiro, para ocupar um assento no avião, deve ter um cartão de embarque (a passagem aérea em si não dá direito de embarcar!), que é gerado durante o check-in e entregue no balcão da companhia aérea no aeroporto ou disponibilizado para ser baixado ou enviado para o e-mail do passageiro. Às vezes, as companhias aéreas, em vez de cartões de embarque, fornecem ou enviam por e-mail uma confirmação do check-in. Neste caso, leve a confirmação ao aeroporto, dirija-se ao balcão da companhia aérea e mostre-a ao funcionário. Com base nela, você receberá os cartões de embarque. A própria confirmação do check-in, assim como a passagem, não dá direito de embarcar no avião.  

Existem duas formas de fazer o check-in:

  • Online – usando o formulário online, neste caso devem ser inserido os dados necessários, e depois de gerar o cartão de embarque ou a confirmação do check-in, imprima-o/a e leve-o/a com você para o aeroporto (você pode ler sobre os detalhes do check-in online mais adiante neste artigo)
  • No aeroporto – no guichê de check-in da companhia aérea ou no totem de autoatendimento – nesse caso, o cartão de embarque é impresso pelo funcionário da companhia aérea ou pelo totem (você encontrará mais informações no artigo sobre check-in no aeroporto).

Cada passageiro possui um cartão de embarque preenchido com dados determinados pela companhia aérea. Além disso, os dados necessários podem variar, dependendo da rota, quando relacionada ao requisito de visto definido pelo país de chegada. Normalmente, durante o check-in, você precisa fornecer o seu nome e tipo, número e série do documento que será utilizado (carteira de identidade, passaporte, etc.), além de dados adicionais, como país e dados sobre a emissão e validade do documento. Isso é importante porque a correspondência dos dados no cartão de embarque e nos documentos é conferida durante o controle de segurança.

Em caso de inconsistências nos dados, o passageiro não será capaz de passar pelo controle de segurança. Além disso, durante o check-in, os assentos são definidos – essa informação também consta no cartão de embarque gerado. Algumas linhas aéreas permitem a escolha de assentos antes do check-in – o que pode gerar uma taxa.

É necessário fornecer dados durante o check-in? Sim, é necessário. Ao fazer a reserva de uma passagem aérea, você precisa fornecer nome e sobrenomes dos passageiros, datas de nascimento e detalhes de contato. O cartão de embarque inclui informações mais detalhadas, pois os dados solicitados cumprem exigências de segurança.

Além disso, no tempo entre a compra da passagem e o voo, os dados solicitados podem mudar (por exemplo, a validade do passaporte pode expirar e um novo documento será emitido com um número diferente). É por isso que o check-in é feito imediatamente antes da partida ou, no caso de check-in online, apenas alguns dias antes da partida.

Atenção! Cada passageiro precisa ter seu próprio cartão de embarque, preenchido com os dados necessários e um documento de identidade confirmando os dados pessoais do cartão de embarque.

Qual é a diferença entre uma confirmação de check-in e um cartão de embarque?

Caso a companhia aérea, após o check-in online, compartilhe ou envie a confirmação do check-in, dirija-se com o documento recebido ao aeroporto. No balcão da linha aérea, mostre sua confirmação e o pessoal imprimirá e entregará seus cartões de embarque com base nela. A própria confirmação pode não conter informações detalhadas sobre o voo e dos assentos ocupados, estando na forma de um código a ser digitalizado antes do embarque no avião.

Como saber se a companhia aérea enviou uma confirmação ou um cartão de embarque? O arquivo do cartão de embarque compartilhado ou carregado contém o seguinte texto: "Cartão de embarque" („Boarding pass”)e o arquivo de confirmação de check-in: "Confirmação de check-in"/"Isto não é um cartão de embarque" („Check-in confirmation”/„This is not a boarding pass”).

Como é o processo de check-in online na eDestinos?

Quando os clientes da eDestinos podem fazer o check-in? No e-mail com o bilhete eletrônico, o passageiro receberá um link para o formulário de check-in. Desta forma, você pode inserir todos os dados necessários para o check-in antes de que a companhia aérea abra o check-in online (normalmente de 2 a 4 dias antes da hora da partida do voo). Nossos consultores concluirão este processo em nome do passageiro no momento em que for disponibilizado pela companhia aérea, ou todo o processo será realizado automaticamente. Atenção! Pode não ser possível preparar o check-in se você enviar seus dados depois de 48 horas antes da partida. Iremos enviar os cartões de embarque ou a confirmação do check-in para o endereço de e-mail indicado na reserva não antes de 48 horas e não depois das 8 horas antes da hora da partida programada

Se sua viagem consiste em vários voos, cartões ou confirmações serão enviados(as) em e-mails separados - de 48 a 8 horas antes do início de cada voo.

Atenção! O serviço de check-in online através da eDestinos está disponível para voos operados pelas principais companhias aéreas que operam no país, exceto para voos de/para Estados Unidos e Canadá. O serviço pode ser contratado durante a reserva de um voo.

Tenho que imprimir meu cartão de embarque?

Sim, devido a exigências da companhia aérea, o cartão de embarque gerado deve ser impresso. O cartão de embarque pode ser impresso imediatamente após receber o e-mail ou ser salvo em uma mídia portátil (pen drive, smartphone, etc.) para ser impresso depois, mas necessariamente antes do controle de passaporte e/ou controle de segurança do aeroporto. O cartão de embarque impresso deve ser levado com você ao aeroporto junto com o documento utilizado para o check-in. A falta disso resulta na necessidade de pagar uma multa alta e, em casos extremos, até no impedimento de embarcar no avião.

Alterações após o check-in

Após o check-in online, a Ryanair, a Wizz Air e a easyJet permitem, em alguns casos, que você altere a data do seu voo. Este serviço é pago de forma adicional por cada passageiro e por voo, de acordo com a tabela de preços da companhia aérea. Os passageiros podem fazer alterações de acordo com os regulamentos da companhia aérea e possíveis taxas. Existem restrições quanto às alterações.

Atenção! Passageiros viajando com bagagem despachada devem comparecer ao guichê de despacho de bagagem no aeroporto, mesmo que tenham utilizado o serviço de check-in online.


Lembre-se!

  • Depois da realização do check-in online, alterações no bilhete não são permitidas (exceto para voos da Ryanair, Wizz Air e easyJet).
  • No aeroporto, os passageiros devem ter seu cartão de embarque impresso.
  • Os cartões de embarque podem ser impressos em preto e branco.
  • Cada cartão de embarque deve ser impresso em uma folha diferente, de forma que um dos lados da folha permaneça em branco.
  • No aeroporto, os passageiros devem portar o mesmo documento de identificação utilizado durante o check-in online.

*** ATENÇÃO! Em julho de 2016, o sistema de checagem de segurança nos aeroportos brasileiros se tornou mais minucioso e demorado. Portanto, recomendamos que:
Para voos nacionais, os passageiros cheguem ao aeroporto pelo menos 2 horas antes da partida.
Para voos internacionais, os passageiros cheguem ao aeroporto pelo menos 3 horas antes da partida.
Não corra o risco de perder seu voo!

 

Dicas e sugestões neste artigo e artigos relacionados são apenas para fins informativos e auxiliares, e não podem ser base para qualquer reclamação contra a eDestinos.com.br.

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