Tam

1

SOBRE A TAM LINHAS AÉREAS

A marca TAM - Transportes Aéreos Regionais surgiu no Brasil, em 1976, com o objetivo de tranportar passageiros e cargas pra os estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso. 

O primeiro grande salto da malha da empresa foi em 1986, com a aquisição da companhia aérea Votec, estendendo as atividades para as regiões Centro-Oeste e Norte do País. O programa de milhas da TAM, lançado em 1993, revolucionou os programas de fidelidade, que antes tinham assentos limitados para viagens com milhas. 

Outro importante acontecimento na história da TAM foi seu primeiro voo internacional, realizado em 1998, com a rota São Paulo - Miami. A expansão continuou nos anos subseguintes e até hoje, englobando América do Sul, América Central, América do Norte e Europa.

Como parte de sua política para o segmento internacional, a TAM estabeleces parcerias estratégicas com a portuguesa TAP, a sul-americana LAN, a americana United Airlines, a alemã Lufthansa e, em 2008, anunciou a entrada da linha aérea na Star Alliance, a maior aliança mundial de companhias aéreas.

Em 13 de agosto de 2010, a LAN anunciou, juntamente com a TAM, a fusão entre as duas empresas, formando a LATAM Airlines Group, e tornando-se, assim, a maior empresa aérea da América Latina e de todo o Hemisfério Sul pelo tamanho de sua frota e volume de passageiros. A fusão permitiu um maior desenvolvimento das economias de escala entre ambas e beneficia seus clientes com o aumento das opções de vôos e destinos disponíveis.

Cada companhia mantinha suas operações separadamente e suas respectivas sedes em Santiago (Chile) e em São Paulo, porém, desde o último dia 5 de maio, as duas companhias adotaram a identidade LATAM Airlines. O nome escolhido foi o próprio nome do grupo, que além de unir os nomes de LAN e TAM, faz uma referência a “Latin American”. A transição das marcas deverá ser feita gradualmente e deve durar aproximadamente três anos.