Idioma oficial: Inglês, Irlandês
Fuso horário: UTC+1
(verão),
UTC+0
(inverno)
Moeda: Euro (EUR)
A poucos quilômetros de Cork, está situado o castelo de pedra de Blarney, de 1446. O interessante é que os turistas beijam a pedra de Blarney, acreditando que isso lhes traz sorte. Vale a pena tentar?
Da parte portuária da cidade Cobh, muitos anos atrás, navios de cruzeiro começaram a viajar em todo o Oceano Atlântico, levando milhares de imigrantes irlandeses para a América. O Titanic também partiu de lá.
Se você não é um fã de Guinness, experimente o tipo de cerveja forte, que também é escuro, mas mais doce. É bom saber que é fabricado em Beamish.
Cork é conhecida pela sua rica história, edifícios característicos de tijolo vermelho, ruas acolhedoras e cerveja requintada. Esse é um lugar que você precisa visitar durante a sua estadia na Irlanda.
Localizado na área de transbordamento do rio Lee, Cork deve o nome à descrição irlandesa Corcach Mór Mumhan, que significa Grande Monstro do Pântano. O centro atual da cidade está localizado em uma ilha, e a maioria das ruas são canais de rios enterrados. Além disso, a cidade é preparada para a operação de fortes ventos à beira-mar. Essa localização favorece a umidade e a criação de neblina, vale a pena arrumar roupas quentes e um guarda-chuva.
Em Cork há duas catedrais – da Virgem Maria (católica) e St. Anna e St. Finbarr, que pertence à Igreja da Irlanda. Apreciadores da história também devem ver o prédio mais antigo da cidade, que é a Abadia Vermelha e "um mentiroso de quatro faces", que é a torre da Igreja Shandon, em que cada relógio mostra horários diferentes. O centro histórico é charmoso, assim como as ruas provenientes do calçadão Brande Parade, e as antigas pontes, como Griffith ou Southgate. Também vale a pena ir ao bairro do Bishop Lucey Park, onde há um salão vitoriano de mercado e o distrito dos huguenotes, que tem ruas muito estreitas e adoráveis, cheias de bares.
Cork é famosa pela cerveja deliciosa e forte, mas também pode se orgulhar de uma saborosa gastronomia regional. Se você está procurando gostos locais, experimente o café da manhã típico com bacon frito, ovos, salsicha, pudim preto e feijão em molho de tomate. Para o jantar, prove peixe e fritas (fish and chips). O prato típico também é o guisado irlandês, feito de carneiro ou de cordeiro com batatas e cebola. Para beber, tome, naturalmente, Guinness, que é uma famosa cerveja escura. Onde comer? Em pubs, por exemplo, Welcome Inn, Barry's ou The Old Oak.