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Perguntas mais frequentes sobre a reserva

Minha Reserva

  • Não recebi confirmação da compra. Como verificar o status da reserva?

    O envio da passagem aérea eletrônica para o e-mail fornecido no momento da reserva ocorre em até 48 horas após a confirmação de pagamento. Mas, geralmente, esse processo leva apenas alguns minutos.

    Algumas ações são importantes para garantir o recebimento:

    • Verifique a pasta de spam e lixo, talvez a confirmação se encontre ali;
    • Verifique se a sua caixa de e-mail não está cheia;
    • Verifique se digitou o endereço de e-mail válido.

     

    Se você tem certeza de que não recebeu a confirmação da compra com sua passagem aérea eletrônica, acesse agora o status da reserva.

    Caso o status esteja como confirmado, basta escolher a opção de reenviar o bilhete. Aí é só colocar o e-mail informado durante a compra e enviar.

    Caso você visualize algum outro status diferente, por favor entre em contato o mais breve possível com nossos consultores acessando o chat aqui no rodapé da página.

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  • Como comprar minha bagagem?

    Para adquirir sua bagagem basta você entrar em contato com nossos consultores acessando o chat aqui no rodapé da página. Lembre-se de que as regras de bagagem variam de acordo com a companhia aérea. Para mais informações sobre as regras de bagagem, acesse nosso ebook.

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  • Como marcar meu assento?

    Companhias aéreas regulares, em muitos casos, permitem a marcação de assentos com alguma antecedência. Isso não se aplica, porém, a todos os voos. Em algumas rotas, a seleção da poltrona pode ser disponível de forma limitada ou ser completamente impossível.

    Para selecionar o assento para o voo que você comprou, basta você entrar em contato com nossos consultores acessando o chat aqui no rodapé da página. Lembre-se de que, atualmente, a marcação antecipada de um assento comum, na maioria dos casos, tem um custo adicional.

    Saiba também que todos os passageiros de companhias aéreas regulares, no momento de embarque, já têm poltronas atribuídas. Se não houver a possibilidade de reserva antecipada em companhias aéreas regulares, as poltronas são atribuídas no momento do check-in.

    Importante! As linhas aéreas podem se reservar o direito de alterar o assento selecionado já atribuído ao passageiro por várias razões, principalmente por motivos de segurança. Inclusive, devido às regras de segurança, nem todos os assentos do avião estão disponíveis. As poltronas próximas à porta de emergência, sobre a asa do avião e nas partes dianteira e traseira da cabine podem ser vetadas. Em aviões de algumas companhias, esses assentos são especialmente marcados, e as poltronas podem ser ocupadas somente por passageiros adultos plenamente aptos, com o consentimento dos funcionários. A esses passageiros poderá ser solicitada assistência pela tripulação, no caso de uma emergência.

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  • Minha reserva não foi emitida. O que aconteceu?

    Um dos motivos para a reserva não ter sido emitida pode ser a indisponibilidade de assentos, no caso de voos muito concorridos em que as passagens aéreas se esgotam rapidamente.

    Outra possibilidade é a variação da tarifa. No meio aéreo os preços podem mudar rapidamente pois as atualizações nos sistemas das companhias aéreas são constantes. Se esse for o caso, você precisará autorizar a emissão do voo a partir do novo valor disponível.

    E há ainda mais uma razão: o valor da compra pode não estar dentro do limite do cartão ou até mesmo o limite para compras estar atualmente excedido. Nesse caso, se preferir, você poderá refazer a compra pagando via transferência bancária, na opção SafetyPay.

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  • Minha compra foi cancelada. O que aconteceu?

    A eDestinos tem uma grande preocupação com a segurança de seu viajante. Se sua reserva foi cancelada, fique atento! Todas as reservas são analisadas e verificadas com o objetivo prevenir que valores indesejados sejam cobrados no cartão de crédito do comprador.

    Trabalhamos com análises detalhadas e sistemas de segurança extremamente confiáveis para cada compra. Por isso, é possível que seja necessário solicitarmos a confirmação de dados e envio de documentação, para garantirmos que ninguém utilize o cartão de crédito do comprador de forma inadequada. Se as informações forem desencontradas ou se o contato com você não for possível, a reserva poderá ser cancelada por medida de segurança.

    Caso esse cancelamento tenha gerado uma cobrança no seu cartão de crédito, esse valor será automaticamente reembolsado, ou seja, devolvido, aparecendo diretamente como crédito na fatura do seu cartão. Porém, para aguardar o reembolso é importante verificar se de fato a cobrança aconteceu. Muitas vezes, o valor fica apenas pré-autorizado e em seguida já acontece o estorno, dentro da mesma fatura, sem cobrança. Tudo dependerá do procedimento-padrão adotado pela administradora do cartão.

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Mudanças na reserva

  • O que é alteração involuntária?

    A malha aérea é vasta e diversificada, contando com os mais diversos voos e milhares de companhias aéreas. É por isso que, muitas vezes, o planejamento não é suficiente, e a aviação tem de fazer ajustes para acertar horários e cuidar da segurança dos passageiros.

    A alteração involuntária nada mais é do que esse ajuste, que pode acontecer por diversos fatores, como o clima, um acontecimento específico, os lugares do aeroporto etc. Quando esse tipo de alteração acontece, isso quer dizer que seu voo poderá ser adiantado, atrasado ou cancelado, conforme as necessidades da companhia aérea e do aeroporto.

    É obrigação da agência de viagens avisar ao passageiro sobre essa alteração involuntária, e é obrigação do passageiro verificar a situação de sua reserva. Na eDestinos, isso sempre acontece por e-mail, por isso, é fundamental fornecer os dados corretos para o recebimento desse alerta.

    Para mais informações sobre esse assunto, acesse o chat aqui no rodapé da página.

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  • Como alterar a data do voo?

    Houve um imprevisto e você precisa alterar a data da sua viagem?

    Saiba que na maioria das vezes, as passagens aéreas compradas em promoções ou na opção mais barata têm tarifas que não permitem alterações ou reembolsos. Se esse for seu caso, a passagem aérea deverá ser cancelada e uma nova deve ser comprada – e, sim, se permitido, o cancelamento também gera custos.

    1. O titular da compra ou o passageiro precisará entrar em contato para saber se sua tarifa permite alteração, antes disso pesquise aqui no nosso site e preencha as informações referentes ao novo trecho e uma nova data no nosso motor de busca, e pesquise. Lá, você pode observar se a nova passagem aérea será mais barata ou mais cara que a sua primeira opção. Mas, lembre-se: a nova passagem aérea deve ser pela mesma companhia aérea do trecho original (exemplo: se sua primeira compra foi pela Azul, o novo voo que escolherá terá que ser pela Azul também).

    2. Com essas informações em mãos, é hora da reflexão. Saiba que toda e qualquer alteração e cancelamento gera uma multa. Então, além da diferença entre os preços das passagens aéreas (a antiga e a nova), você deverá pensar nesse custo a mais para realizar a alteração. Cada companhia aérea tem uma lista tarifária para alterações e cancelamentos, e os valores estão disponíveis nos sites das linhas aéreas.

    3. Já de posse das informações citadas acima, entre em contato pelo telefone 11 4200 2900 para que possamos alterar sua reserva original para a nova, previamente escolhida por você.

    4. Depois desse processo, verifique sua caixa de e-mail. Você receberá a nova passagem aérea, com as alterações realizadas. E esteja ciente de que, caso precise alterar novamente, as regras de tarifas e multas serão referentes a essa nova passagem aérea.

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  • Como corrigir o nome do passageiro?

    Passou um erro de digitação no nome ou sobrenome do passageiro? Não se preocupe, você pode solicitar a correção mediante às taxas aplicadas pela companhia aérea. Entretanto, esteja ciente de que nem sempre é permitido realizar ajustes no nome do passageiro. Lembrando que a alteração integral do nome ou sobrenome do passageiro é vetada, não sendo permitida por medidas de segurança. Para solicitar essa correção acesse o chat aqui no rodapé da página.

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  • Como cancelar a reserva?

    Você pode solicitar o cancelamento da passagem aérea a qualquer momento, até três horas antes do voo. Porém, saiba que cada companhia aérea possui suas regras para cancelamento e alteração das suas passagens. Geralmente, o cancelamento da passagem resulta em taxas pesadas.

    Além disso, o serviço de intermediação que realizamos para esse cancelamento continua a ser cobrado. Essa tarifa de cancelamento varia conforme a companhia aérea, assim como qualquer alteração solicitada na passagem será cobrada, mesmo que a companhia aérea reembolse integralmente o valor da passagem.

    Para verificar suas opções de cancelamento, condições e taxas e solicitar o cancelamento acesse o chat aqui no rodapé da página.

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  • Como identificar meu reembolso no cartão de crédito?

    Primeiro é importante você estar ciente de que o pagamento da passagem aérea realizado via cartão de crédito é cobrado diretamente pela companhia aérea. Ele não fica retido pela eDestinos.

     

    • Se o cancelamento foi feito no mesmo dia da compra:

     

    Muitas vezes, o valor fica apenas pré-autorizado e em seguida já acontece o estorno, dentro da mesma fatura, sem aparecer cobrança na fatura fechada. O valor retornará ao limite do cartão. Fique atento aos prazos e procedimentos adotados pela administradora do cartão.

    Confira, a seguir, algumas situações que podem aparecer na sua fatura:

    1. Se a sua compra foi parcelada, poderão ser cobradas todas as parcelas e o valor estornado na mesma fatura. Verifique se de fato ocorreram apenas as cobranças das parcelas ou se o estorno também consta.

    2. O crédito total devido poderá aparecer na primeira ou na segunda fatura subsequente ao cancelamento. Porém, em caso de compra parcelada, geralmente, as parcelas futuras, ainda não pagas, seguirão sendo lançadas.

    3. Ou ainda, o valor restituído poderá ser correspondente ao valor já debitado (proporcional até o momento) e, as parcelas remanescentes não serão cobradas.

    IMPORTANTE: Caso aconteça a cobrança, aguarde pelo menos 3 ciclos de fechamento da fatura deste cartão para entrar em contato. O crédito é sempre disponibilizado no valor total devido e acontece em uma única fatura.

     

    • Se o cancelamento foi feito após o dia da compra:

     

    O valor do reembolso (que não necessariamente é o mesmo que você pagou pela compra, uma vez que existem taxas que a companhia aérea costuma reter, de acordo com as diferentes classes tarifárias dos voos) retornará como crédito diretamente na fatura do cartão que foi utilizado para pagamento. E aqui há também um detalhe superimportante: você deve aguardar pelo menos 3 ciclos de fechamento da fatura deste cartão (e lembre-se de que o prazo depende da data de fechamento com relação à data do cancelamento da compra). Fique atento aos prazos e procedimentos adotados pela administradora do cartão.

    Confira, a seguir, o que pode aparecer na sua fatura:

    O crédito total devido poderá aparecer já na primeira ou na segunda fatura subsequente ao cancelamento. Porém, em caso de compra parcelada, as parcelas futuras, ainda não pagas, seguirão sendo lançadas.

    IMPORTANTE: O crédito é abatido no total da fatura em que for disponibilizado, de acordo com os procedimentos da administradora.

    ACESSE AQUI OS EXEMPLOS. Nos links abaixo você vai visualizar na prática como o reembolso constará na sua fatura:

    Exemplo 1

    Exemplo 2

    Exemplo 3

    Exemplo 4

     

    • Se você aguardou os 3 ciclos da fatura e não localizou o reembolso, faça o seguinte:

     

     

    De posse das 3 últimas faturas recebidas após o cancelamento, entre em contato com a administradora do cartão de crédito e faça uma pesquisa de créditos recebidos no período a contar da data do cancelamento. Em caso de crédito não localizado na administradora do cartão, abra um pedido de investigação do reembolso, encaminhando a cópia das 3 faturas para o e-mail ouvidoria@edestinos.com.br.

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  • Como identificar meu reembolso em outras formas de pagamento?

    Se o pagamento da sua compra foi realizado via transferência bancária, através do nosso parceiro SafetyPay; ou por meio de boleto parcelado, através do nosso parceiro Koin, você precisa aguardar o prazo informado pela nossa Central de Atendimento no momento do cancelamento. Ou seja: no mínimo 60 dias. A partir deste prazo, o valor do reembolso total devido será creditado diretamente na conta informada à nossa Central de Atendimento.

    A partir de 70 dias do pedido do cancelamento, em caso de crédito não localizado na conta informada à nossa Central de Atendimento, abra um pedido de investigação do reembolso, enviando um e-mail para ouvidoria@edestinos.com.br, encaminhando as informações do cancelamento e o extrato da conta no período.

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