Perdi o passaporte! E agora?

Autor: eDestinos.com.br Categória: Dicas de Viagem

Quando viajamos, estamos sujeitos a situações desagradáveis, infelizmente. Um dos problemas que mais ocorrem é a perda do passaporte – ou, até mesmo, o roubo desse documento. Não queremos que isso aconteça com você, mas, se acontecer, saiba neste post como proceder.

COMO PREVENIR

- Antes de viajar, tire uma cópia reduzida do seu passaporte e plastifique, de modo que fique do tamanho de um cartão de crédito. Quando for sair do seu local de estadia para passear pela cidade, deixe o passaporte original em local seguro e leve somente sua cópia.

- Tenha uma cópia do documento, também, em seu e-mail.

- Jamais guarde seu passaporte na mala. Leve consigo na bagagem de mão e mantenha no cofre do hotel ou guarde-o em segurança onde quer que você esteja.

JÁ PERDI O PASSAPORTE, O QUE FAZER?

O primeiro passo é fazer um boletim de ocorrência em uma delegacia de polícia. Se não fala a língua do país onde está, recorra ao consulado ou à embaixada do Brasil mais próxima. Geralmente, o órgão mandará emitir um passaporte de urgência.

ATENÇÃO! O único documento que você receberá será o passaporte; os vistos que você possuía já não existirão. Se estiver em trânsito para um país que precise de visto, você terá que desistir dessa viagem.

Outra opção é o pedido de Arbis, ou seja, uma autorização de volta para o Brasil, conseguida no próprio consulado ou embaixada. É mais barato que pedir um passaporte de urgência, e é quase imediato.

 

Adicione comentário