Que documentos preciso levar para viajar?
- Viagem doméstica
Em viagens nacionais ou para países do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela), é obrigatória a apresentação de documento original com foto no ato do check-in nos embarques domésticos. Porém, não precisa necessariamente ser o Passaporte. Atente para os documentos que podem ser utilizados, dependendo do tipo de passageiro:
- Maiores de 18 anos: documento de RG em boas condições e com menos de 10 anos de emissão, carteira funcional com foto (como OAB, CRM, CREA, etc.). A Carteira de Motorista não é aceita para voos fora do Brasil.
- Menores de 18 anos acompanhados dos pais: documento de RG em boas condições e com menos de 10 anos de emissão.
- Viagem internacional
Para embarcar na maioria dos voos internacionais, é necessário ter passaporte. Porém, se o país de destino é membro do Mercosul ou tem acordo de viagem com o Brasil (Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Venezuela e Bolívia), os documentos abaixo também podem ser utilizados:
• Carteira de Identidade (RG);
• Registro de Identidade Civil (RIC);
• Cédula de Identidade de Estrangeiro expedida pela Polícia Federal (RNE).
- Maiores de 18 anos: Passaporte com validade mínima de seis meses (ou conforme exigência do país visitado) ou documento de RG original em bom estado e com emissão há menos de 10 anos.
- Menores de 18 anos: passaporte ou documento de RG (certidão de nascimento não é aceita).
Lembre-se que passaportes corrompidos ou inválidos não podem ser documentos usados para cruzar a fronteira em nenhum caso. As autoridades recusarão a entrada do passageiro a bordo da aeronave, sem direito a reembolso.
Menores de 18 anos desacompanhados dos pais
Para voos nacionais, se a criança for viajar com os pais ou parentes até terceiro grau, é necessária a apresentação de RG ou Certidão de Nascimento, original ou cópia autenticada, assim como os documentos dos responsáveis comprovando parentesco ou autorização dos pais em duas vias autenticadas, expressando o período da viagem.
Para voos internacionais, o RG ou Certidão de Nascimento deve ser original. Em caso de viagem com apenas um dos pais ou com parentes, é exigida uma autorização assinada e autenticada em cartório dos pais faltantes, em duas vias. Os documentos são válidos pelo período determinado na autorização.
Visto
- antes da viagem, veja os requisitos de visto do país para qual está indo. As informações sobre os regulamentos e documentos podem ser encontradas no site do Ministério das Relações Exteriores.
- se for fazer escalas, verifique se os países pelos quais você vai passar não exigem visto de trânsito. Alguns países exigem vistos de trânsito dos cidadãos brasileiros (os Estados Unidos e o Canadá, por exemplo).
- os passageiros que não tenham um documento válido durante o controle de fronteira podem ter a entrada recusada e não têm direito ao reembolso da passagem.
Código de reserva/passagem aérea
Passagem eletrônica: a posse do código da reserva (localizador) ou do número eletrônico da passagem aérea é recomendada em qualquer caso. Ela permite acelerar o processo de check-in no aeroporto, e sua falta pode resultar na incapacidade de associar o nome da lista de passageiros com o nome nos documentos de identificação e, portanto, proibição da entrada no avião.
Passagem de papel: em raros casos, há uma necessidade de uma passagem aérea de papel, que é emitida pela companhia aérea. Essa retirada da passagem deve acontecer antes da partida, e a sua posse no aeroporto no momento do check-in é obrigatória, juntamente com documentos de identificação. A falta da passagem de papel nesses casos é uma base válida para recusar o embarque, sem direito a reembolso. Isso geralmente ocorre com companhias aéreas de baixo custo da Europa.
Outros documentos
Em algumas rotas e em determinadas circunstâncias, os passageiros são obrigados a terem documentos adicionais adequados, que devem ser mostrados para obter a autorização para embarcar no avião. Clique na situação e confira como proceder:
A falta dos documentos adequados pode ser um motivo de recusa de embarque sem direito a reembolso. O próprio passageiro é responsável por se certificar de que possui todos os documentos exigidos pela companhia aérea.
IMPORTANTE: Baixe agora nosso Manual do Passageiro com as novas regras da ANAC sobre viagem de avião.