Avaliação dos padrões do hotel

Avaliação dos padrões do hotel

Sistema de estrelas no hotel

A categorização de hotéis é um sistema com o objetivo de unificar os padrões esperados um hotel. A quantidade de estrelas é um sistema que tem como objetivo principal satisfazer os requisitos de diversos critérios por parte do estabelecimento.

Entre outras particularidades, a quantidade de estrelas especifica padrão e instalações dos quartos, restaurantes e bares, além do seu funcionamento e a disponibilidade de serviços adicionais. Quanto mais estrelas um hotel possui, mais alto será o padrão de serviços oferecidos.

1 estrela – hotéis que oferecem instalações simples, oferecem apenas serviços básicos. Os quartos de hotel são muito pequenos (a partir de 8 m²), com cama, armário, criado-mudo e pia. O banheiro pode se localizar fora do quarto. O telefone se encontra somente na recepção, e não nos quartos do hotel. Nas instalações do hotel, pode haver um restaurante ou lanchonete.

2 estrelas – quartos pequenos (a partir de 9 m²). Além dos móveis básicos, os quartos de hotel têm banheiro privado, telefone e televisão. Normalmente, o café da manhã está incluído no preço do pernoite. O hotel dispõe de garagem ou estacionamento para os seus hóspedes.

3 estrelas – estabelecimentos de categoria turística média. Quarto de hotel com banheiro, televisão, telefone e ar-condicionado. O serviço de limpeza oferece troca diária de roupa de cama, toalhas e limpeza. O hotel deve oferecer aos seus hóspedes estacionamento fechado, restaurante, lavanderia e aluguel de equipamentos de lazer.

4 estrelas – estabelecimentos de alta categoria para clientes mais exigentes, com alto padrão de serviços e instalações. Oferece suítes de hotel com móveis mais confortáveis e acesso a jornais diários. Os hotéis oferecem centros de negócios, salas de reuniões, restaurantes, academia, salão de beleza e internet nos quartos.

5 estrelas – hotéis de luxo de alta qualidade, com um complexo de suítes localizado no centro da cidade ou centro de negócios. Para cada quarto do hotel há um lugar no estacionamento, o serviço de quarto está disponível 24 horas, e os recepcionistas são fluentes em duas línguas estrangeiras.

Hotéis com o padrão acima de cinco estrelas são raros atualmente. Estabelecimentos desse tipo têm um padrão muito alto e oferecem aos seus clientes exclusivos serviços e comodidades. São arquitetônicos e visualmente atraentes, nobremente decorados e equipados com a mais avançada tecnologia.

Sistemas nacionais de avaliação

A padronização por estrelas e a categoria de um hotel têm regulamentação individual em cada país, e podem diferir dos padrões adotados no Brasil. Nos países do sul da Europa, e em alguns outros, foram também adotados padrões tendo em conta a categoria de “meia estrela”.

Devemos estar atentos nisso quando formos comparar a oferta de hotéis em diferentes partes do mundo e nunca generalizar a avaliação final. Frequentemente, estabelecimentos de duas estrelas em países altamente desenvolvidos correspondem a padrões de quatro estrelas em países menos desenvolvidos.


Informações importantes:

Veja também:

  

Dicas e sugestões neste artigo e artigos relacionados são apenas para fins informativos e auxiliares, e não podem ser base para qualquer reclamação contra a eDestinos.

Interessante, mas precisa de mais informações?
Cancelar
Muito obrigado pela sua ajuda!

Seu comentário nos ajudará a criar artigos melhores e mais relevantes

Não conseguimos enviar sua sugestão

Enviar de novo Tente mais tarde