O departamento limpeza do hotel consiste, na maior parte, no trabalho de camareiras e faxineiras, que cuidam da ordem geral do hotel, não só dos quartos dos hóspedes, mas também de áreas de acesso geral – entradas, salas de conferências dos hotéis, restaurantes, corredores, escadas dos hotéis e banheiros. Dependendo do padrão do hotel, a limpeza do quarto pode ser realizada com frequências alternadas durante a sua permanência, seja uma limpeza diária ou a cada dois dias.
Por razões ecológicas, muitos hotéis pedem aos seus hóspedes que deixem um aviso caso não queiram a mudança diária da roupa de cama e toalhas durante a limpeza. Geralmente se pede ao hóspede que deixe na cama ou em outro lugar à vista um cartão preparado pelos hotéis especialmente para esse tipo de aviso.
Deixar uma gorjeta para a camareira do hotel pelo serviço de limpeza, manutenção e ordem no quarto e banheiro é um sinal de agradecimento.
Em hotéis de alto padrão, também se oferece serviço de bagageiro, sendo sua função nos hotéis carregar a bagagem dos hóspedes até o quarto e, ao mesmo tempo, indica o caminho e apontar partes importantes do quarto. Nesse caso, dar gorjeta é, também, uma boa forma de agradecer pela ajuda desse profissional do hotel.