Hipotermia e congelamento

Hipotermia e congelamento

A hipotermia, ou seja, a diminuição da temperatura do corpo, ocorre no momento em que passamos muito tempo numa temperatura fria e não estamos adequadamente vestidos para as condições climáticas.

Hipotermia

Quando a temperatura do corpo cai para a faixa de 34-36°C, o organismo entra na fase de defesa, há tremores musculares e a pele fica enrugada. A diminuição da temperatura para 27-34°C significa a fase de exaustão: cãibras musculares, respiração e pulso lentos. Abaixo de 30°C ocorre a perda de consciência. Uma hipotermia profunda, em temperatura corporal abaixo de 27°C, geralmente leva à morte.

Congelamento

O congelamento também está dividido em três etapas. No primeiro grau, a pele fica vermelha, aparece inchaço e ardor. No segundo grau aparecem hematomas e bolhas cheias de líquido seroso, e o inchaço aumenta. No terceiro grau, a pele necrosa.

O que causa a hipotermia e congelamento?

- roupas inapropriadas

- sedativos e antidepressivos

- desnutrição

- o consumo excessivo de álcool, já que este dilata os vasos sanguíneos e, em seguida, o corpo perde calor mais rapidamente

- estar na mesma posição por longos períodos no frio

Roupas adequadas

Ao ir para as montanhas ou para esquiar, lembre-se de vestir roupas apropriadas. É indicado vestir-se em camadas, e a camada superior da roupa deve proteger contra a chuva, vento e umidade. O traje deve ser escolhido de acordo com o tipo do esforço praticado, já que roupas muito quentes podem levar a transpiração excessiva e, assim, intensificar a hipotermia.

Os pés, orelhas, mãos e nariz congelam mais rapidamente. Por isso, não se esqueça de botas quentes (não muito apertadas), gorro (o corpo perde 30% do calor através da cabeça) e luvas impermeáveis.

Primeiros socorros em hipotermia

Os graus II e III de hipotermia ou congelamento ocorrem mais frequentemente no caso de trekkings longos. Geralmente, o turista típico tem de lidar apenas com hipotermias e congelamentos do primeiro grau.

Quando a hipotermia ou congelamento do primeiro grau aparece, se deve ir para uma sala com uma temperatura de ambiente baixa. Contrariamente às aparências, levar uma pessoa com hipotermia a um local muito aquecido conduz ao aquecimento das partes periféricas do corpo, resultando numa diminuição da temperatura do corpo em geral. Deve-se dar à pessoa resfriada uma bebida quente e doce que aquecerá o corpo por dentro e fornecerá energia. A hipotermia é equivalente à desidratação do corpo. Assim, se deve beber muitos líquidos para melhorar a circulação e acelerar o aquecimento do corpo.

Primeiros socorros no caso da descongelação:

- remova roupas e sapatos molhados,

- cubra a pessoa congelada com cobertores,

- no caso de congelamentos graves, não mexa os membros afetados,

- o lugar do congelamento deve ser coberto com compressas estéreis,

- tome bebidas doces e quentes, mas não alcoólicas,

- no caso de congelamentos graves e profundos, entre em contato com uma ambulância ou um médico.

Atenção:

No caso de congelamento não é permitido:

- mergulhar em água quente,

- massagear e esfregar as áreas congeladas do corpo. Isso faz com que o sangue frio flua para outras partes do corpo e danifique a pele congelada,

- beber álcool,

- pôr partes congeladas do corpo ao lado de um forno aquecido, aquecedor, ou fogo,

- perfurar as bolhas que se formaram,

- uma pessoa com hipotermia aguda não deve se mexer (mesmo de forma passiva).


Informações importantes:

Veja também:

  

 

Dicas e sugestões neste artigo e artigos relacionados são apenas para fins informativos e auxiliares, e não podem ser base para qualquer reclamação contra a eDestinos.

Interessante, mas precisa de mais informações?
Cancelar
Muito obrigado pela sua ajuda!

Seu comentário nos ajudará a criar artigos melhores e mais relevantes

Não conseguimos enviar sua sugestão

Enviar de novo Tente mais tarde