
Malária
A malária é uma doença grave e, muitas vezes, fatal. Por isso, antes de ir para o exterior, vale a pena verificar se no país para o qual você pretende viajar existe o risco desta doença.
A malária é causada por quatro espécies de esporo da malária, transmitido por mosquitos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a doença está presente em 109 países, no Sudeste Asiático, na África Central e do Sul e na América do Sul (parte tropical).
Os sintomas da malária
Os sintomas são semelhantes aos da gripe: febre alta, dores musculares e articulares, calafrios, sudorese e, com menor frequência, vômitos e náusea. Se ocorrerem, consulte imediatamente um médico.
Prevenção da malária
Até agora não foi encontrada vacina para a malária. Por isso, os únicos métodos para evitar a contração são a utilização de medicamentos antimaláricos e proteção adequada contra picadas de mosquitos.
Antimaláricos
Qualquer pessoa que viaje para países tropicais onde a malária ocorre deve, antes de viajar, ir a um médico que vai ajudar a escolher o medicamento certo, dependendo do país para o qual se está indo.
Entre os medicamentos mais eficazes está a combinação de atovaquone com proguanil (Malarone), que, em doses menores, também pode ser tomado por crianças. Malarone pode ser usado na maioria dos países onde a malária ocorre, e, adicionalmente, o seu uso está associado com menos efeitos colaterais do que no caso de outros antimaláricos (cloroquina, mefloquina).
O uso dos medicamentos acima mencionados não pode garantir uma proteção de 100% contra a doença, mas reduz significativamente o risco de sintomas graves e da morte.
Como se proteger de mosquitos
Além do uso de antimaláricos, use outras precauções para evitar picadas de mosquitos, tais como:
- usar repelente de mosquitos nas partes descobertas do corpo,
- vestir-se adequadamente (mangas e calças compridas, meias grossas), especialmente à noite e durante as viagens para a selva, mato, etc.,
- pulverizar permetrina sobre a roupa – este pesticida está disponível nas farmácias ou através da Internet,
- dormir sempre sob um mosquiteiro, sobre qual também se pode pulverizar a permetrina,
- escolher acomodações seguras, com ar condicionado ou redes nas janelas e portas de entrada. Além disso, pode utilizar todos os tipos de repelentes nos quartos,
- ao planejar as férias, evite viagens para países exóticos na época de chuva, que favorece a procriação de mosquitos.
Dengue
Também é uma doença transmitida por mosquitos, existente no Sudeste da Ásia, África Central e do Sul e nas partes tropicais da América Latina.
Os sintomas da dengue
Os sintomas da dengue incluem febre alta, dor de cabeça, dores musculares e articulares, bem como erupção cutânea e vômitos.
Infelizmente, até agora nenhuma vacina contra a dengue foi descoberta, também não há medicamentos que podem prevenir a doença. A única proteção contra a dengue é a aplicação de medidas de precaução e prevenção de picadas de insetos – as mesmas acima.
Se sentir os sintomas acima mencionados deve consultar imediatamente um médico. A fim de reduzir os sintomas, pode tomar paracetamol. Atenção: Não use aspirina!