O que se deve saber sobre malária e dengue

O que se deve saber sobre malária e dengue

Malária

A malária é uma doença grave e, muitas vezes, fatal. Por isso, antes de ir para o exterior, vale a pena verificar se no país para o qual você pretende viajar existe o risco desta doença.

A malária é causada por quatro espécies de esporo da malária, transmitido por mosquitos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a doença está presente em 109 países, no Sudeste Asiático, na África Central e do Sul e na América do Sul (parte tropical).

Os sintomas da malária

Os sintomas são semelhantes aos da gripe: febre alta, dores musculares e articulares, calafrios, sudorese e, com menor frequência, vômitos e náusea. Se ocorrerem, consulte imediatamente um médico.

Prevenção da malária

Até agora não foi encontrada vacina para a malária. Por isso, os únicos métodos para evitar a contração são a utilização de medicamentos antimaláricos e proteção adequada contra picadas de mosquitos.

Antimaláricos

Qualquer pessoa que viaje para países tropicais onde a malária ocorre deve, antes de viajar, ir a um médico que vai ajudar a escolher o medicamento certo, dependendo do país para o qual se está indo.

Entre os medicamentos mais eficazes está a combinação de atovaquone com proguanil (Malarone), que, em doses menores, também pode ser tomado por crianças. Malarone pode ser usado na maioria dos países onde a malária ocorre, e, adicionalmente, o seu uso está associado com menos efeitos colaterais do que no caso de outros antimaláricos (cloroquina, mefloquina).

O uso dos medicamentos acima mencionados não pode garantir uma proteção de 100% contra a doença, mas reduz significativamente o risco de sintomas graves e da morte.

Como se proteger de mosquitos

Além do uso de antimaláricos, use outras precauções para evitar picadas de mosquitos, tais como:

- usar repelente de mosquitos nas partes descobertas do corpo,

- vestir-se adequadamente (mangas e calças compridas, meias grossas), especialmente à noite e durante as viagens para a selva, mato, etc.,

- pulverizar permetrina sobre a roupa – este pesticida está disponível nas farmácias ou através da Internet,

- dormir sempre sob um mosquiteiro, sobre qual também se pode pulverizar a permetrina,

- escolher acomodações seguras, com ar condicionado ou redes nas janelas e portas de entrada. Além disso, pode utilizar todos os tipos de repelentes nos quartos,

- ao planejar as férias, evite viagens para países exóticos na época de chuva, que favorece a procriação de mosquitos.

  • Ilha de San Andrés
    Saída de Rio de Janeiro
    a partir de 1561 BRL
    Oranjestad
    Saída de Manaus
    a partir de 1453 BRL
 

Dengue

Também é uma doença transmitida por mosquitos, existente no Sudeste da Ásia, África Central e do Sul e nas partes tropicais da América Latina.

Os sintomas da dengue

Os sintomas da dengue incluem febre alta, dor de cabeça, dores musculares e articulares, bem como erupção cutânea e vômitos.

Infelizmente, até agora nenhuma vacina contra a dengue foi descoberta, também não há medicamentos que podem prevenir a doença. A única proteção contra a dengue é a aplicação de medidas de precaução e prevenção de picadas de insetos – as mesmas acima.

Se sentir os sintomas acima mencionados deve consultar imediatamente um médico. A fim de reduzir os sintomas, pode tomar paracetamol. Atenção: Não use aspirina!


Informações importantes:

Veja também:

  

Dicas e sugestões neste artigo e artigos relacionados são apenas para fins informativos e auxiliares, e não podem ser base para qualquer reclamação contra a eDestinos.

Interessante, mas precisa de mais informações?
Cancelar
Muito obrigado pela sua ajuda!

Seu comentário nos ajudará a criar artigos melhores e mais relevantes

Não conseguimos enviar sua sugestão

Enviar de novo Tente mais tarde