Vacinação antes da viagem

Vacinação antes da viagem

A vacinação antes de viajar é especialmente recomendada às pessoas que planejam viajar para países tropicais, especialmente os que passaram por epidemias de doenças como febre amarela.

Atenção: o Brasil tem passado por um surto de febre amarela. Saiba mais sobre áreas de risco, sintomas e locais que exigem vacina contra a febre amarela clicando aqui.

Lembre-se!

- A vacinação deve ser realizada preferencialmente de seis a oito semanas antes da partida e, pelo menos, quatro semanas antes da viagem.

- A vacinação deve ser feita especialmente em caso de viagens para as zonas rurais, florestais e para todos os lugares que possibilitem grande contato com a natureza.

- De acordo com as regras internacionais, a única vacinação obrigatória é contra a febre amarela. A falta desta vacinação pode causar proibição da entrada a determinados países.

- O regulamento sobre a vacinação em diferentes países muda frequentemente. Por isso, antes de ir, verifique cuidadosamente as informações sobre vacinas necessárias e recomendadas.

REGIÃO GEOGRÁFICA

Vacinação obrigatória

Benin, Bolívia, Burkina Faso, Gana, Guiana, Camarões, Congo, Libéria, Mali, Níger, República Centro-Africana, Ruanda, Senegal, Togo, Costa do Marfim, Zaire

Febre amarela

Armênia

Vacinação meningocócica

Gabão

Difteria, tétano, poliomielite

 

REGIÃO GEOGRÁFICA

Vacinação recomendada

Norte da Europa

Hepatite B, tétano e difteria, encefalite transmitida por carrapatos

Sul da Europa

Hepatite A e B, tétano e difteria, febre tifoide, poliomielite, infecções meningocócicas, raiva, encefalite transmitida por carrapatos

América do Norte

Difteria, tétano, hepatite B

América Central (continental)

Hepatite A e B, tétano e difteria, febre tifoide

América do Sul (zona tropical)

Febre amarela, hepatite A e B, tétano e difteria, febre tifoide, infecção meningocócica

América do Sul (zona temperada)

Hepatite A e B, tétano e difteria, febre tifoide

África do Sul

Hepatite A e B, tétano e difteria, febre tifoide, poliomielite

Norte da África

Hepatite A e B, tétano e difteria, febre tifoide, poliomielite, raiva

África a sul do Saara

Febre amarela, hepatite A e B, tétano e difteria, febre tifoide, poliomielite, raiva

Ásia Oriental

Hepatite A e B, tétano e difteria, febre tifoide, poliomielite, infecções meningocócicas, raiva

Sudeste Asiático

Hepatite A e B, tétano e difteria, febre tifoide, poliomielite, infecções meningocócicas, raiva

Centro-Sul da Ásia

Hepatite A e B, tétano e difteria, febre tifoide, poliomielite, infecções meningocócicas, raiva

Sudoeste Asiático

Hepatite A e B, tétano e difteria, febre tifoide, poliomielite, infecções meningocócicas, a raiva

  • Ilha de San Andrés
    Saída de Rio de Janeiro
    a partir de 1551 BRL
    Oranjestad
    Saída de Manaus
    a partir de 1444 BRL

Glossário de doenças

Febre amarela – é uma doença viral transmitida por mosquitos encontrados na parte norte da América do Sul e África. A doença é frequentemente fatal. Durante a entrada para os países onde a vacinação é obrigatória, se deve mostrar um folheto especial amarelo, obtido através de um médico.

Tétano e difteria - é uma doença infecciosa aguda, grave e, muitas vezes, fatal. A doença pode ocorrer após a infecção de uma ferida, razão pela qual a vacinação é recomendada para pessoas que praticam esportes radicais ou excursões no campo, durante os quais é fácil se cortar. A difteria é, também, uma doença infecciosa aguda. Os principais sintomas incluem febre, vômitos, dor de garganta e dificuldade em engolir.

Hepatite A - os sintomas da hepatite A são: problemas gastrointestinais, fraqueza, sonolência, dor de cabeça, perda de apetite. A infecção é transmitida pelo contato com doentes ou produtos infectados. A vacinação é recomendada para pessoas que viajam ao redor do mundo.

Hepatite B - é normalmente transmitida pelo sangue (transfusões, instrumentos cirúrgicos, agulhas de seringas, tatuagem e acupuntura) e pelo contato sexual. A vacinação é indicada para pessoas em risco de tal exposição, viajando ao redor do mundo. Considere uma vacinação contra a hepatite B se você está indo para alguma área onde existem muitas pessoas infectadas (você pode descobrir isso com uma pesquisa na internet). A imunização para este tipo de doença requer tempo: são três injeções aplicadas num período de seis meses.

Tifoide - é uma doença infecciosa grave prevalente em todos os países exóticos com climas quentes. Em particular, devem ser vacinadas as pessoas que planejam permanecer em áreas rurais dos países tropicais. Para evitar a infecção, durante a estada no exterior é essencial observar as regras de higiene - lavar as verduras e frutas e beber água apenas de fontes certas.

Poliomielite - chamada de pólio, é uma doença muito contagiosa e atinge principalmente as crianças. A infecção ocorre através de alimentos e água contaminados. Os primeiros sintomas incluem febre, rigidez do pescoço, fadiga, dor de cabeça e vômitos.

Encefalite meningocócica - o risco da doença ocorre principalmente na África Central, mas casos podem ocorrer na Ásia e na América do Sul. Os primeiros sintomas incluem rigidez do pescoço, dor de cabeça e erupção cutânea.

Malária – até agora não se descobriu uma vacina para a malária. A doença é transmitida por mosquitos e ocorre no Sudeste da Ásia, África e América do Sul (parte tropical). Os sintomas são semelhantes aos da gripe, ou seja, febre, dores musculares e calafrios. Se ocorrerem, consulte um médico.

Qualquer dúvida, você pode acessar o site do Centers of Disease Control and Prevention e obter mais informações sobre a imunização contra esse e outros tipos de infecções. O segredo é a prevenção, e basta estar preparado. Boa viagem!

IMPORTANTE: Você sabia que a ANAC (Agência Nacional e Aviação Civil) publicou novas regras para viagens de avião? Preparamos um manual com tudo o que você precisa saber. Baixe aqui!


Informações importantes:

Veja também:

  

Dicas e sugestões neste artigo e artigos relacionados são apenas para fins informativos e auxiliares, e não podem ser base para qualquer reclamação contra a eDestinos.

Interessante, mas precisa de mais informações?
Cancelar
Muito obrigado pela sua ajuda!

Seu comentário nos ajudará a criar artigos melhores e mais relevantes

Não conseguimos enviar sua sugestão

Enviar de novo Tente mais tarde