A bagagem de mão é a bagagem transportada pelo passageiro a bordo do avião. As companhias aéreas definem rigidamente a quantidade, as dimensões e o peso. É sempre indicado consultar o site da companhia aérea com a qual você vai viajar, para evitar surpresas.
Atenção! A partir do dia 10 de abril de 2019, as companhias aéreas brasileiras começarão a fiscalizar as dimensões e o peso das bagagens de mão com mais rigor.
Recomendações
- 55 cm x 35 cm x 25 cm (altura x largura x profundidade) é o limite das dimensões permitidas pela maioria das linhas aéreas.
- 10 kg é o limite de peso permitido pela maioria das companhias de baixo custo e companhias aéreas regulares.
- 1 peça por pessoa é, geralmente, a quantidade permitida de bagagem de mão.
Na maioria das companhias aéreas de baixo custo, nos casos de viagens de pessoas com bebês, não se permite o transporte de bagagem de mão adicional.
Atenção!
- líquidos (cosméticos, bebidas) na bagagem de mão podem ser transportados em recipientes de plástico com o volume máximo de 100 ml, cada um. Todos os recipientes devem caber em um saco de plástico transparente e não devem exceder o volume de um litro, se somados. Dos limites descritos, se aplicam duas exceções: alimentos para bebês e medicamentos necessários durante o voo.
- as companhias aéreas podem multar seus passageiros por ultrapassarem os limites de dimensões ou peso da bagagem de mão. Por isso, é preciso seguir exatamente as determinações.
- se a sua bagagem de mão ultrapassar o limite de dimensões ou de peso permitido, pode ser despachada como bagagem registrada dentro dos limites concedidos, mediante taxa.
- a partir de 30 de junho de 2018, para viagens internacionais para os Estados Unidos, substâncias semelhantes a pó com mais de 350 ml devem ser despachadas e, dependendo de seu conteúdo, podem ser proibidos.
Objetos adicionais na bagagem de mão
Algumas companhias aéreas permitem também o transporte de 1 item pessoal, que pode ser levado a bordo do avião, junto com a bagagem de mão. Este item deve ser alocado embaixo do assento a frente. Para voos com origem no Brasil, as dimensões máximas permitidas deste item costumam ser de 45 cm x 20 cm x 35cm (largura, profundidade, altura).
Alguns exemplos de item pessoal permitido por algumas cias aéreas:
- bolsa com notebook (eventualmente contendo o carregador e o mouse);
- máquina fotográfica (à parte, numa bolsa com o equipamento fotográfico, ou na bolsa com a bagagem de mão);
- outros aparelhos eletrônicos pequenos (telefone, mp3, tablet);
- guarda-chuva;
- materiais de leitura;
- bolsas femininas.
IMPORTANTE: Desde março de 2017, algumas tarifas não permitem bagagem despachada. Recomendamos que consulte as regras antes de sua viagem. Se quiser saber mais sobre o que muda, de acordo com as novas regras para viajar, clique aqui!