Menu

Como arrumar a sua bagagem de avião

Como arrumar a sua bagagem de avião

A bagagem despachada é transportada no porão do avião. Você pode entregá-la ao representante da companhia aérea no balcão de check-in ou deixá-la em um ponto de entrega de bagagem.

A companhia aérea assume a responsabilidade pela sua bagagem assim que ela é registrada e marcada. Você recebe uma parte da tag – normalmente presa ao cartão de embarque – que serve como um documento usado para identificar sua bagagem na chegada.

Ao preparar a sua mala para a viagem de avião, é importante que a sua bagagem cumpra determinadas condições definidas individualmente por cada companhia aérea, tais como limite de volume e peso, e não contenha na mala objetos proibidos no transporte aéreo. Antes do voo, leia o regulamento da companhia aérea com a qual está viajando. Cada transportadora possui um regulamento interno relativo ao peso e volume de bagagem de mão e registrada.

Nunca carregue na bagagem de mão (dentro da cabine) itens proibidos para transporte a bordo do avião. Existe uma lista de itens que não podem ser transportados na bagagem de mão, mas que podem ser acondicionados na bagagem despachada. Verifique a lista completa de itens que não são permitidos para transporte aéreo.

 

O que NÃO é permitido na bagagem despachada?

Por razões de segurança, certos itens não são permitidos em aeronaves. Independentemente da companhia aérea escolhida, é proibido transportar explosivos, materiais inflamáveis como álcool, fogos de artifício e combustível. Além disso, produtos químicos ou substâncias tóxicas, incluindo veneno de rato, dispositivos de gás lacrimogêneo, produtos químicos corrosivos e tintas não são permitidos a bordo. 

 

Importante!

Leve na bagagem de mão todos os seus pertences valiosos ou frágeis, como laptops, câmeras, dinheiro, joias e documentos, para evitar o risco de serem danificados ou perdidos.

 

Bagagem incomum

Informe a sua companhia aérea sobre quaisquer itens de bagagem incomum (como uma bicicleta, prancha de surfe, snowboard, equipamento de esqui ou um instrumento musical) com antecedência - no máximo em 48 horas antes da partida. Nosso consultor de call center irá ajudá-lo com quaisquer dúvidas.

 

Companhias aéreas de baixo custo

As companhias aéreas de baixo custo cobram, geralmente, taxas adicionais pela bagagem despachada. Se você decidir comprar uma franquia de bagagem despachada, marque a opção correta ao reservar seu voo. A taxa de bagagem será incluída no preço final do seu bilhete, antes de você completar a reserva.

  • Na maioria das companhias aéreas de baixo custo, o peso máximo de uma peça de bagagem despachada é de 32 kg. Mesmo que você tenha comprado uma bagagem extra, não poderá exceder esse limite.
  • A bagagem despachada que exceder os limites de peso ou tamanho será considerada bagagem excessiva ou incomum e sujeita a encargos adicionais.
  • Você não pode reservar a bagagem despachada para uma criança 0 a 2 anos.
  • Você não pode dividir os limites de peso entre as peças de bagagem.
    Por exemplo: dois passageiros viajando juntos com um limite de bagagem despachada de 15 kg cada não podem levar uma mala de 20 kg e uma bolsa de 10 kg.
  • Você não pode combinar os limites de peso de vários passageiros em uma só bagagem
    Por exemplo: dois passageiros viajando juntos com um limite de bagagem despachada de 15 kg cada não podem solicitar uma mala de 30 kg.
  • Certifique-se de revisar os limites de peso de determinadas companhias em Termos e Condições do site.

 

Companhias aéreas tradicionais

  • Na hora da compra da passagem confira se a bagagem despachada está inclusa no preço de bilhete. Caso não esteja você poderá adicioná-la pagando um preço a mais por isso.
  • Os limites de peso e quantidade dependem da classe (econômica, executiva ou primeira classe) e da rota.
  • Qualquer bagagem que exceda o peso é tratada como excesso de bagagem e cobrada adicionalmente de acordo com a tabela de taxas.

 

Restrições de bagagem

Antes de começar a arrumar sua mala:

  • Revise as condições detalhadas da companhia aérea com a qual você está viajando.
  • Certifique-se de que sabe o que pode e não pode levar na bagagem de mão e na bagagem despachada.
  • Lembre-se de que o transporte de líquidos, géis e aerossóis é restrito. Todos os cosméticos, bebidas e outros líquidos devem ser transportados somente em recipientes que contenham no máximo 100 ml e embalados em um saco plástico transparente. Cada passageiro pode levar um total de 1 litro de líquidos a bordo. Se você deseja levar cosméticos em recipientes maiores, coloque-os na bagagem despachada.

 

Dicas de embalagem

Ao preparar sua bagagem para um voo, tenha em mente o seguinte:

  • Sempre embale joias, equipamentos eletrônicos, dinheiro, chaves, remédios, documentos e outros objetos de valor na bagagem de mão,
  • Proteja itens frágeis envolvendo-os em roupas ou sacos apropriados.
  • Proteja sua bagagem despachada contra danos durante o transporte: feche cuidadosamente todas as travas em sua mala, mochila ou bolsa e, no aeroporto, opte por embalar com proteções próprias.
  • Remova todas as etiquetas de viagens anteriores. Se você deixá-las, corre o risco de ter sua bagagem enviada para o destino errado,
  • Para evitar confusões ao pegar suas malas na área de coleta de bagagens, coloque algo exclusivo, como uma fita colorida ou um adesivo.
  • Proteja bordas pontiagudas ou perigosas da bagagem (por exemplo, a armação interna/externa de uma mochila).
  • Marque todas as bagagens despachadas com etiquetas com o nome, endereço completo e telefone de contato,
  • Pese a sua bagagem antes de levá-la ao aeroporto, para evitar o pagamento de taxas por excesso de bagagem.
  • Para viagens internacionais para os Estados Unidos, substâncias semelhantes a pó com mais de 350 ml devem ser despachados e, dependendo de seu conteúdo, podem ser proibidos. Isso entrou em vigor a partir de 30 de junho de 2018.
  •  

 

ATENÇÃO: o peso máximo permitido para bagagem despachada é, geralmente, de 23 kg. Desde março de 2017, algumas tarifas não permitem bagagem despachada. Recomendamos que consulte as regras antes de sua viagem.

IMPORTANTEAs novas regras de bagagem, de acordo com a publicação da ANAC, ainda não estão em curso, por conta de uma liminar. Se quiser saber mais sobre o que muda, de acordo com as novas regras para viajar, clique aqui!

Gosta das nossas informações? Acesse nosso blog para inspirações, ofertas e dicas sobre viagem. Clique aqui!


Informações importantes:

Veja também:

  comprar passagens aéreas baratas

Dicas e sugestões neste artigo e artigos relacionados são apenas para fins informativos e auxiliares, e não podem ser base para qualquer reclamação contra a eDestinos.com.br.

Interessante, mas precisa de mais informações?
Muito obrigado pela sua ajuda!

Seu comentário nos ajudará a criar artigos melhores e mais relevantes

Não conseguimos enviar sua sugestão

Enviar de novo Tente mais tarde