Como funciona o cartão de embarque eletrônico?

Como funciona o cartão de embarque eletrônico?

Um dos maiores motivos de reclamações e atrasos em aeroportos é o momento do check-in. Muitos passageiros se confundem na hora de fazer o processo. No entanto, agora os passageiros contam com a ajuda da tecnologia para poder embarcar no seu voo. 

O cartão de embarque eletrônico é uma maneira cômoda e rápida de comprar sua passagem e fazer o check-in. São passagens eletrônicas ou e-tickets oferecidos pela maioria das grandes companhias aéreas, que permitem que o passageiro viaje sem precisar de uma passagem impressa.

O cartão de embarque eletrônico contém todos os dados do voo do cliente em um código de barras que será escaneado no momento do embarque no aeroporto. Portanto, o passageiro não precisa imprimir o cartão de embarque.

No Brasil, as principais companhias aéreas já dão a oportunidade de o passageiro utilizar o bilhete eletrônico. Atualmente, TAM, Gol, Azul e Avianca e Lan operam também com o cartão eletrônico de passagem. O passageiro deve ficar atento, já que cada companhia aérea tem sua politica com relação ao cartão de embarque eletrônico e modos diferentes de operá-los. 

Conforme a rota e as opções da assinatura do telefone fixo ou celular do passageiro, o cliente pode receber o cartão de embarque por e-mail. A qualidade do código de barras será a mesma, seja qual for a forma pela qual ele receber o cartão de embarque eletrônico.

Quanto à bagagem, os passageiros que possuem apenas a bagagem de mão podem se dirigir diretamente à sala de embarque, onde terão que apresentar o cartão de embarque eletrônico através do celular quando passarem pela segurança ou imigração e, também, no momento do embarque. Já os passageiros que necessitam despachar a bagagem também deverão apresentar o cartão no balcão da companhia aérea ao entregarem suas malas no guichê.

Segundo a Infraero, essa tecnologia para a leitura de QR Code dos cartões de embarque já está presente em 41 de seus terminais, o que é equivalente a 65% da rede. 


Informações importantes:

Veja também:

  

Dicas e sugestões neste artigo e artigos relacionados são apenas para fins informativos e auxiliares, e não podem ser base para qualquer reclamação contra a eDestinos.

Interessante, mas precisa de mais informações?
Cancelar
Muito obrigado pela sua ajuda!

Seu comentário nos ajudará a criar artigos melhores e mais relevantes

Não conseguimos enviar sua sugestão

Enviar de novo Tente mais tarde