
Um dos maiores motivos de reclamações e atrasos em aeroportos é o momento do check-in. Muitos passageiros se confundem na hora de fazer o processo. No entanto, agora os passageiros contam com a ajuda da tecnologia para poder embarcar no seu voo.
O cartão de embarque eletrônico é uma maneira cômoda e rápida de comprar sua passagem e fazer o check-in. São passagens eletrônicas ou e-tickets oferecidos pela maioria das grandes companhias aéreas, que permitem que o passageiro viaje sem precisar de uma passagem impressa.
O cartão de embarque eletrônico contém todos os dados do voo do cliente em um código de barras que será escaneado no momento do embarque no aeroporto. Portanto, o passageiro não precisa imprimir o cartão de embarque.
No Brasil, as principais companhias aéreas já dão a oportunidade de o passageiro utilizar o bilhete eletrônico. Atualmente, LATAM, Gol e Azul operam também com o cartão eletrônico de passagem. O passageiro deve ficar atento, já que cada companhia aérea tem sua politica com relação ao cartão de embarque eletrônico e modos diferentes de operá-los.
Conforme a rota e as opções, o cliente pode receber o cartão de embarque por e-mail. A qualidade do código de barras será a mesma, seja qual for a forma pela qual ele receber o cartão de embarque eletrônico.
Quanto à bagagem, os passageiros que possuem apenas a bagagem de mão podem se dirigir diretamente à sala de embarque, onde terão que apresentar o cartão de embarque eletrônico através do celular quando passarem pela segurança ou imigração e, também, no momento do embarque. Já os passageiros que necessitam despachar a bagagem também deverão apresentar o cartão no balcão da companhia aérea ao entregarem suas malas no guichê.