Menu

Check-in online

Check-in online

Check-in online: O que é?

O check-in online é o check-in realizado pela internet. A outra opção é realizar o check-in no aeroporto.

Atenção! No caso de passagens aéreas de companhias aéreas como a Ryanair, Wizz Air ou EasyJet, a melhor opção é fazer o check-in online, pois fazê-lo no aeroporto implicará em taxas adicionais.

O que é check-in e por que ele deve ser feito?

Cada passageiro deve ter um cartão de embarque para ter um assento no avião (o bilhete não é o suficiente para embarcar). O cartão de embarque é gerado durante o check-in e há duas maneiras de fazê-lo:

  • Online – utilizando o formulário online – você precisa preencher os dados solicitados e, após gerar o cartão de embarque, você deverá imprimi-lo e levá-lo junto com você ao aeroporto (você verá os detalhes do check-in online na próxima parte deste artigo).
  • No aeroporto – no guichê de check-in da companhia aérea ou no totem de autoatendimento – nesse caso, o cartão de embarque será impresso pelo funcionário da companhia aérea ou pelo totem (mais informações no artigo sobre check-in no aeroporto).

Cada passageiro possui um cartão de embarque preenchido com dados determinados pela companhia aérea. Além disso, os dados necessários podem variar, dependendo da rota, quando relacionado ao requisito de visto definido pelo país de chegada. Normalmente, durante o check-in, você precisa fornecer o seu nome, sobrenome e tipo, número e série do documento que será utilizado (carteira de identidade, passaporte, etc.), além de dados adicionais, como país e dados sobre a emissão e validade do documento. Isso é importante porque a correspondência dos dados no cartão de embarque e nos documentos é conferida durante o controle de segurança no aeroporto.

Em caso de inconsistências nos dados, o passageiro não será capaz de passar pelo controle de segurança. Além disso, durante o check-in, os assentos são definidos – essa informação também consta no cartão de embarque. Algumas linhas aéreas permitem a escolha de assentos antes do check-in – o que pode gerar uma taxa adicional.

É necessário fornecer dados durante o check-in? Sim, é necessário. Ao fazer a reserva de uma passagem aérea, você precisa fornecer nome e sobrenomes dos passageiros, datas de nascimento e detalhes de contato. O cartão de embarque inclui informações mais detalhadas, pois os dados solicitados cumprem exigências de segurança. Além disso, no tempo entre a compra da passagem e o voo, os dados solicitados podem mudar (por exemplo, a validade do passaporte pode expirar e um novo documento será emitido com um número diferente). É por isso que o check-in é feito imediatamente antes da partida ou, no caso de check-in online, apenas alguns dias antes da partida.

Atenção! Cada passageiro precisa ter seu próprio cartão de embarque, preenchido com os dados necessários e um documento de identidade confirmando os dados pessoais do cartão de embarque.



Graças a eDestinos, o check-in pode ser simples

Dependendo dos serviços adquiridos, os clientes da eDestinos podem fazer o check-in de duas maneiras.

Clientes com o serviço de check-in online:

No caso da aquisição do serviço adicional de check-in online (que pode ser adquirido no momento da reserva de um voo em nosso site), o passageiro receberá um e-mail com o bilhete eletrônico e, quando estiver próximo a viagem, um e-mail solicitando os dados necessários para check-in. Com isso, o passageiro pode fornecer os dados antes do período de check-in determinado pela companhia aérea (normalmente entre 2 a 4 dias antes da partida). Nossos consultores irão finalizar esse processo quando o check-in estiver aberto e você receberá seu cartão de embarque para imprimir. O cartão de embarque será enviado para o e-mail indicado no momento da reserva entre 8 e 48 horas antes do horário programado para a partida.

Clientes sem o serviço de check-in online:

Se o passageiro não tiver adquirido o serviço de check-in online, ele irá receber apenas o e-mail com o bilhete, e o check-in – seja online ou no aeroporto - ficará sob sua responsabilidade. Caso o passageiro opte por realizar o check-in online (quando disponibilizado pela cia aérea), de igual forma será necessário fornecer os dados solicitados para gerar o cartão de embarque (que será enviado para o e-mail indicado), imprimi-lo e leva-lo ao aeroporto.

Atenção! O cartão de embarque pode ser impresso imediatamente após receber o e-mail ou ser salvo em uma mídia portátil (pen drive, smartphone, etc.) para ser impresso depois, mas necessariamente antes do controle de passaporte e/ou controle de segurança do aeroporto. O cartão de embarque impresso deve ser levado com você ao aeroporto junto com o documento utilizado para o check-in. A falta disso resulta na necessidade de pagar uma multa alta e, em casos extremos, até no impedimento de embarcar no avião.

Contrate o serviço de check-in online da eDestinos

Check-in online é um serviço adicional que pode ser adquirido no momento da reserva de uma passagem aérea de algumas companhias aéreas no site da eDestinos. É uma opção prática, pois o passageiro não precisa se lembrar da data de abertura do check-in estabelecida pelas companhias aéreas. Todo o processo será realizado em seu nome pelos consultores da eDestinos.

Depois de adquirir o serviço, o cliente da eDestinos será contatado por e-mail ou telefone para fornecer os dados necessários para o check-in. Tudo que você precisa fazer é fornecer os dados solicitados, confirmar e em até 8 horas antes da partida você receberá um e-mail com os cartões de embarque, prontos para imprimir. Os cartões de embarque precisam ser impressos e levados ao aeroporto.

Atenção! O serviço de check-in online através da eDestinos está disponível para voos operados pelas principais companhias aéreas que operam no país, exceto para voos de/para Estados Unidos e Canadá. O serviço pode ser contratado durante a reserva de um voo.

Alterações após o check-in

Após o check-in online, a Ryanair, a Wizz Air e a Easy Jet permitem, em alguns casos, que você altere a data do seu voo. O custo é a partir de 15 EUR / 15 GBP por passageiro por voo + taxas da agência. Os passageiros podem fazer alterações de acordo com os regulamentos da companhia aérea. Existem restrições quanto às alterações.

Atenção! Passageiros viajando com bagagem despachada devem comparecer ao guichê de despacho de bagagem no aeroporto, mesmo que tenham utilizado o serviço de check-in online.

Lembre-se!

  • Depois da realização do check-in online, alterações no bilhete não são permitidas (exceto para voos da Ryanair, Wizz Air e Easy Jet, quando permitido pela cia aérea);
  • No aeroporto, os passageiros devem ter seu cartão de embarque impresso;
  • Os cartões de embarque podem ser impressos em preto e branco;
  • Cada cartão de embarque deve ser impresso em uma folha diferente, de forma que um dos lados da folha permaneça em branco;
  • No aeroporto, os passageiros devem portar o mesmo documento de identificação utilizado durante o check-in online;
  • Se não conseguir fazer seu check-in, por favor, entre em contato com a gente.

*** ATENÇÃO! Em julho de 2016, o sistema de checagem de segurança nos aeroportos brasileiros se tornou mais minucioso e demorado. Portanto, recomendamos que:
Para voos nacionais, os passageiros cheguem ao aeroporto pelo menos 2 horas antes da partida.
Para voos internacionais, os passageiros cheguem ao aeroporto pelo menos 3 horas antes da partida.
Não corra o risco de perder seu voo!

Gosta das nossas informações? Acesse nosso blog para inspirações, ofertas e dicas sobre viagem. Clique aqui!


Informações importantes:

Veja também:

  passagens aéreas baratas

Dicas e sugestões neste artigo e artigos relacionados são apenas para fins informativos e auxiliares, e não podem ser base para qualquer reclamação contra a eDestinos.com.br.

Interessante, mas precisa de mais informações?
Muito obrigado pela sua ajuda!

Seu comentário nos ajudará a criar artigos melhores e mais relevantes

Não conseguimos enviar sua sugestão

Enviar de novo Tente mais tarde