Como visitar a cabine do piloto?

Como visitar a cabine do piloto?

Muitos passageiros durante os voos imaginam como é a vida do piloto, como ele conduz sua aeronave, quem ele é e como deve ser sua cabine. O que muitos turistas não sabem é que os passageiros podem pedir autorização para visitar a cabine.

Conseguir autorização para visitar a cabine do piloto, embora tenha ficado um pouco mais difícil desde os ataques de 11 de setembro de 2001, ainda é possível. O passageiro interessado em fazer uma visita deve pedir ao chefe do serviço de bordo.

O melhor momento para pedir autorização para a visita é um pouco após o pouso, enquanto os passageiros estão aguardando para desembarcar. Sempre é melhor fazer o pedido para a visita enquanto a aeronave ainda está no solo.

Não é possível visitar a cabine depois que o voo já começou, e isso faz parte das normas de segurança internacional. Segundo um chefe de cabine que contatou a eDestinos, "o comandante só pode autorizar a visita em solo e após o desembarque que é o melhor momento. Durante o embarque, ele está preparando a cabine para o voo, inserindo dados importantes no computador de bordo e mantendo contato com a torre. Uma visita nessa hora pode ser fatal para segurança de voo se, na hora que estiverem digitando os dados, forem interrompidos".

Apenas o comandante pode autorizar a visita. Caso ele não esteja presente, o piloto responsável pelo voo é quem dará a autorização final. Em voos de longa duração ou com muitos passageiros, pode ser mais difícil ganhar a autorização.

Caso o passageiro consiga autorização, ele deve saber que algumas regras de etiqueta devem ser cumpridas e que a cabine é um local de trabalho. Para a equipe do voo, pode ser complicado se o passageiro ficar no local por mais tempo que o necessário, por exemplo.

Ser silencioso e apenas admirar o local também é um ponto importante. Os pilotos precisam ter uma dose de concentração enorme, por isso, é importante que o visitante tenha consciência e bom senso na hora de entrar no local.

Faça perguntas inteligentes e rápidas para os profissionais. Visitar a cabine do piloto pode ser uma chance e tanto de aprendizado. Caso leve alguma criança para conhecer o local, lembre-se manter o pequeno sobre controle.

O Americano Patrick Smith, piloto comercial há 20 anos, afirma que é uma honra e uma alegria receber visitantes na cabine. “Quando não estamos muito ocupados, ficamos mais do que felizes em receber visitantes. Para aqueles que estão nervosos por voar, pode ser reconfortante visitar a cabine. Você deve pedir ao serviço de bordo, mas 90% das vezes não será nenhum problema receber o passageiro”.

Quando for visitar a cabine, lembre-se de levar seu celular ou a máquina fotográfica para registar esse passeio especial.


Informações importantes:

Veja também:

  

Dicas e sugestões neste artigo e artigos relacionados são apenas para fins informativos e auxiliares, e não podem ser base para qualquer reclamação contra a eDestinos.

Ajude-nos a melhorar este artigo
Cancelar
Muito obrigado pela sua ajuda!

Seu comentário nos ajudará a criar artigos melhores e mais relevantes

Não conseguimos enviar sua sugestão

Enviar de novo Tente mais tarde