
Um dos maiores incômodos para alguns turistas durante uma longa viagem de avião é a falta de conexão com o mundo exterior. Muitos passageiros necessitam se manter conectados, seja por causa do trabalho, ou por motivos pessoais.
Algumas companhias aéreas já oferecem o serviço de wi-fi a bordo, mas o turista deve ficar atento, já que, na maioria das vezes, ele não é gratuito. Infelizmente, os passageiros que estão viajando pelo Brasil ou pela maioria dos países da América Latina ainda não contam com o serviço de wi-fi a bordo frequentemente.
Atualmente, apenas quatro companhias aéreas oferecem o wi-fi gratuitamente durante o voo. As companhias são Norwegian, SAS, Air France, Turkish Airlines, Qantas - e apenas aos passageiros de primeira classe. Além disso, as empresas KLM, a All Nippon, a Cebu Pacific e a Icelandair anunciaram que em breve será implementado o Wi-Fi em seus aviões.
Outras companhias aéreas oferecem o serviço, mas o passageiro tem que pagar uma taxa para usar o wi-fi. As empresas Air Canada, AirTran, Alaska Airlines, American Airlines,Delta Air Lines, Egypt Air, Emirates, Etihad, Frontier Airlines, GulfAir são companhias que disponibilizam o wi-fi mediante ao pagamento de uma taxa. GulfAir, Jet Blue, Lufthansa,Norwegian, Oman Air, Qantas, SAS, Singapore Airlines Southwest Airlines, TAP Portugal ,Thai Airways,Turkish Airways,United, US Airways e Virgin America também trabalham desse modo.
No Brasil, a Gol disponibiliza esse serviço. A Anac já permite que as empresas liberem o uso de aparelhos eletrônicos como tablets e celulares durante os voos, e as linhas aéreas estão começando a agilizar a disponibilização do wi-fi a bordo.