
A base de uma viagem bem sucedida e livre de problemas é o respeito aos princípios básicos de segurança em terras estrangeiras.
Segurança antes de sair
- Verifique a situação do país de destino
Antes de comprar a passagem aérea para o exterior, vale a pena verificar a situação política e as condições climáticas no país, pela sua própria segurança. Pode acontecer que o país para o qual você pretende viajar seja ameaçado por vários tipos de perigos, desde desastres naturais, como ciclones e inundações, até uma situação política instável, como motins, manifestações e greves.
Para ver a situação de segurança no país, visite o Portal Consular do Ministério das Relações Exteriores. Na seção “Antes de Viajar", você encontra a página “Alerta aos Viajantes”. Nela, são fornecidas todas as informações de segurança relevantes sobre os possíveis riscos existentes em cada país.
- Verifique os documentos de entrada
Verifique a data de validade do seu passaporte e o visto aplicável para o país. A lista de países para os quais precisa de visto podem ser encontrada no site do Itamaraty. É uma medida de segurança do local.
- Verifique os endereços das embaixadas e consulados
Durante a viagem para o exterior, pode ser necessária a ajuda do cônsul brasileiro. Portanto, antes de ir para o estrangeiro, verifique endereços das missões diplomáticas brasileiras no país de destino, para sua segurança. A lista atual de missões diplomáticas brasileiras se encontra aqui e no site do Itamaraty.
- Compre o seguro de viagem
A compra de seguro é a melhor maneira de se proteger contra as consequências de doenças, acidentes e outros problemas que possam acontecer contra a sua segurança.
Deixe o itinerário da viagem com alguém de sua confiança e, se possível, o endereço ou número do telefone para contato no exterior.
- Se vacine
Saindo de férias, especialmente para os destinos tropicais, procure se vacinar contra doenças infecciosas. Embora a maioria das vacinações não seja obrigatória, vale a pena viajar com segurança. Lembre-se de ir ao médico cedo – o ideal seria oito semanas antes da partida.