Mudança de nome, como os recém-casados podem voar tranquilos?

Mudança de nome, como os recém-casados podem voar tranquilos?

Um dos momentos mais importantes na vida de alguém é o casamento. Com a nova união, vem uma série de mudanças - entre elas, o sobrenome.  O passageiro deve estar atento, já que uma mudança no sobrenome pode dificultar no momento de embarcar para a viagem dos sonhos.

As linhas aéreas possuem um cuidado todo especial na hora de fazer o check-in e verificar o nome do passageiro, já que isso ajuda a evitar crimes como tráfico de drogas, tráfico de pessoas entre outros.

"A passagem aérea é intransferível, consequentemente, se o nome estiver em desacordo com a identidade pode dar o entendimento de que o passageiro está tentando embarcar em nome de terceiro", explica Claudio Candiota, presidente da Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo, a Andep.

  • Palma de Maiorca
    Saída de Barcelona
    a partir de 153 BRL
    Luxembourg
    Saída de Londres
    a partir de 185 BRL

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac, o nome que consta no bilhete da passagem aérea deve ser exatamente igual ao da identidade. No entanto, o passageiro pode fazer a solicitação da mudança de sobrenome no bilhete com as próprias linhas aéreas com antecedência.

A Anac informa que, embora a legislação vigente estabeleça que a passagem aérea é pessoal e intransferível, a correção de erros como subtração ou acréscimo de letras, subtração ou alteração de sobrenome para pessoas que possuem mais de um sobrenome não caracterizam infração à norma vigente.

Em comunicado, a Agência explicou que as companhias aéreas não devem cobrar multas na hora de acrescentar ou mudar o sobrenome do passageiro. “Embora a legislação vigente estabeleça que a passagem aérea é pessoal e intransferível (Resolução nº 138/2010), existe a possibilidade de correção de eventual erro material no bilhete de passagem, desde que mantida a titularidade do passageiro”, declarou a agência.

Para a mudança de nome, cada companhia aérea tem sua própria política, por isso, o passageiro deve estar ciente da ideologia da empresa na hora de comprar o bilhete.

O passageiro que está planejando se casar ou se divorciar, ou mudar seu nome de alguma maneira, deve ligar para a linha aérea com antecedência para deixá-la ciente da situação.  


Informações importantes:

Veja também:

  

Dicas e sugestões neste artigo e artigos relacionados são apenas para fins informativos e auxiliares, e não podem ser base para qualquer reclamação contra a eDestinos.

Interessante, mas precisa de mais informações?
Cancelar
Muito obrigado pela sua ajuda!

Seu comentário nos ajudará a criar artigos melhores e mais relevantes

Não conseguimos enviar sua sugestão

Enviar de novo Tente mais tarde